.post blockquote { background: url("http://static.tumblr.com/oiizew6/Zgqm3v6uq/blockquote.png"); padding: 14px; padding-left: 70px; font-size: 11px; color: #696969; text-align:justify; box-shadow: 0px 1px 2px #edeeec; }

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Termoquímica - Parte 1





Um gato, pois... é um gato.



            Boa noite ! Minhas aulas voltaram exatamente na segunda-feira, dia 4 e alguns professores já iniciaram a matéria do bimestre, entre eles, a professora de química. E que assunto é esse ? Isso mesmo, termoquímica.  Nesse post, eu trago um resumo do assunto, e como eu tenho estudado ele, e de onde tirei essa base de estudo, então se estão em busca de resumos, e complementos sobre esse assunto, encontrarão aqui. Se quiser, continuar clique em Leia mais. 




          Vamos começar ?


  TERMOQUÍMICA : É o seguimento da química que estuda as transformações, ou seja liberações e absorções de energia, dentro da  reação química

Reação Química --> De uma forma prática, pode se dizer que é o rearranjo de átomos, no qual a massa se conserva. 


Outro conceito, que vale a pena ser mencionado, é o de calor de reação ; que se trata do calor liberado ou absorvido em uma reação ; o mesmo é extensivo, ou seja, depende da quantidade.


Além desses conceitos iniciais, existem alguns conceitos que valem a pena ser lembrados, e que aprendemos na Física. 

Calor ---> É a energia térmica em trânsito ; ou também podemos conceituar como ; a forma de energia mais comum que acompanha uma reação

química. A fórmula que utilizamos para calcular a quantidade de calor é a Q =  M. C. ΔT ( QUE MACETE - dica - ) 


Temos agora, outro termo muito muito importante, conhecido como ENTALPIA ; pois bem, de uma forma prática e fácil podemos definir esse termo bastante utilizado como ; Calor de reação ( energia ) á pressão constante. 

Obs. Não é possível calcular a entalpia de uma sistema , e sim sua variação ( ΔH ) essa variação é uma variável de estado. 





                                                        imagem retirada do site colégio web



Vamos abordar agora, os dois tipos de reações dentro desse assunto, as reações exotérmicas e as reações endotérmicas.


Reações Exotérmicas --> Como o próprio nome, já sugestiona, EXO que seria para fora, é nessa reação que temos a LIBERAÇÃO DE CALOR.  Vale também citar rapidamente, que toda combustão é exotérmica. 





ΔH  < 0 ( negativo - )  


Reações endotérmicas ---> ENDO, seria para dentro, ou seja, nessa reação temos a ABSORÇÃO DE CALOR.




ΔH > 0 ( positivo + ) 





Gente, é isso. Esse é um resumo beeeem resumido rs, baseado nas minhas anotações que consequentemente são baseadas em video-aulas e apostilas da internet. Vou fornecer aqui, link com exercícios sobre essa primeira parte do assunto, além de link da apostila que encontrei e achei ótima, e principalmente da video-aula do Professor Paulo Valim, eu assisto a video-aula e baseada nela, faço as anotações, e resumos, como se eu estivesse me sala de aula. Acho que a video-aula é a melhor forma de se aprender um conteúdo, já que não entendo bulhufas do que minha professora diz, e acho sinceramente, que meu livro de química é um lixo. 



Bom, ai estão. Espero que isso tenha sido pelo menos um pouquinho útil para algum de vocês, sei que foi bem resumido, mas vou melhorar isso.. e por favor, compartilhem suas dúvidas comigo, críticas, dicas de estudo.. comentem viu ? Obrigada, por lerem o post até o final, e aceitarem o resumo de uma pirralha esforçada  


Beijos, fiquem com Deus <3 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Dê sua opinião, não se limite.
- Se quiser nos enviar algum material, resumo, ou algo do gênero, entre em contato.
- Qualquer comentário ofensivo, ou que possua palavras de baixo calão será excluído.